A campanha "Lugar de Lixo é no Lixo" está no ar e convidamos você para ser nosso aliado no Esquadrão do Palhaço Costelinha. Participe e seja um agente da limpeza, um verdadeiro amigo do meio ambiente.

Aqui no site, além de imprimir a sua carteirinha, você vai aprender a destinação correta de pneus, plásticos, equipamentos eletrônicos, entre outras coisas que colocam em risco a vida no planeta. Afinal, cada pequena ação de nossa parte é capaz de mudar o lugar em que vivemos.

Venha fazer parte desta campanha. Lugar de lixo é no lixo! Passe essa ideia adiante, convide amigos e colegas da escola para juntar-se a nós. Contamos com você!

 

Faça agora sua carteirinha

Aqui você aprende como se tornar um aliado do Esquadrão do Palhaço Costelinha.
Siga nossas instruções para ter sua carteirinha e o seu cartão vermelho. Faça parte dessa batalha pela sobrevivência do meio ambiente.

- Clique no link abaixo e faça o download do arquivo em JPG.


Iniciar Download da Carteirinha

- Imprima esta página em uma impressora colorida (jato de tinta ou laser), em papel sulfite A4.

- Recorte a parte indicada, escreva o seu nome na carteirinha, plastifique e pronto,
você está convocado para essa importante missão.

 

Conversa de Gente Grande

Reciclar é preciso

Já pensou como será o mundo daqui a alguns anos? Você com certeza será um adulto responsável. Mas e a natureza? Ela será suficiente para suportar nosso estilo de vida?

Essa coisa de adivinhar o futuro parece brincadeira, mas é bom ficar de olho. Você já parou para pensar que daqui a alguns anos você poderá ter filhos e vai querer levá-los a um parque, a uma floresta ou a uma praia para passear, por exemplo?

Mas essas coisas só serão possíveis se você, amiguinho, se mobilizar e garantir que as belezas de nosso planeta continuem preservadas. O futuro da Terra depende de pequenos atos como separar os materiais recicláveis do lixo orgânico, como restos de comidas e cascas de frutas. Um verdadeiro membro da legião do Costelinha deve dar o exemplo e deve cobrar essa atitude também dos familiares.

É bom lembrar que reciclar não é só separar o lixo. Fique ligado para saber que produtos podem ser jogados fora e quais não podem - como as pilhas - e como aproveitar materiais como garrafas plásticas para coisas úteis antes de jogá-los fora. Vale toda a criatividade e pode acabar sendo divertido.

Conversa de Gente Grande

Outra pequena mudança que faz toda a diferença é com relação ao uso da água. Já reparou como se gasta água quando a mamãe ou o papai lavam a louça? E aquele banho demorado? Um banho sempre é gostoso, não é verdade? Mas se todos os seus amigos resolverem fazer a mesma coisa, não haverá água potável sequer para beber. E você sabe muito bem o problemão que é ficar sem água.

Pense nisso, amiguinho. Recicle, economize água, não jogue lixo na rua. Seja um verdadeiro amigo da natureza!

 

Nossos Inimigos

Plástico Plástico

O plástico demora 400 anos para se decompor, o que significa que cada garrafa ou sacola que você joga fora vai ficar vagando por aí e atrapalhando a vida de outros animais por muito tempo. Procure destiná-lo para a coleta seletiva em vez do lixo convencional.


Pilhas Pilhas e baterias

Por conter substâncias tóxicas como chumbo e mercúrio, não devem ser jogadas diretamente no lixo. A melhor maneira de garantir que isso não chegue à natureza é devolvê-las para estabelecimentos credenciados, desde lojas que as comercializem a redes de assistência técnica autorizada.

As substâncias contidas nesses materiais, se de alguma maneira entrarem no nosso organismo, podem causar vários problemas de saúde. Os metais contidos nas pilhas levam mais de 100 anos para se decompor.


Pneus Pneu

Mais de 21 milhões de pneus são descartados no Brasil por ano, o que representa, além de um grande perigo para o meio ambiente, um grande dano para a saúde pública. Os pneus, que têm tempo de decomposição indeterminado, acumulam água parada e viram moradias de mosquitos transmissores da dengue. A principal alternativa adotada para sua reciclagem hoje é na pavimentação de estradas.


Óleo Óleo de cozinha

O óleo de cozinha é um grande poluidor de rios. Por isso, deve ser aproveitado ao máximo antes de ser jogado fora. Uma das maneiras é por meio da produção de sabão caseiro. Se sua cidade não possuir um posto de coleta seletiva, a recomendação em último caso é de que o líquido seja colocado dentro de uma garrafa plástica fechada para ser encaminhado ao lixo convencional.


Papel Papel

Ele se decompõe relativamente rápido em relação aos outros – de 3 a 6 meses. Mas reciclar papel significa evitar que mais árvores sejam cortadas da natureza. Procure separar do lixo comum todo tipo de papel, de caixas a folhas de caderno que você usou na escola e que não servem mais. A cada 50kg de papel usado transformado em novo, uma árvore deixa de ser cortada.

 

Você Sabia?

Multa para o lixo

» Se cada pessoa que jogasse lixo na rua fosse multada, uma cidade do porte de Ribeirão Preto, por exemplo, ganharia R$ 500 mil.
Segundo informações do Jornal A Cidade, a Prefeitura recolheu, somente em julho de 2013, 2.480 toneladas de lixo irregular descartado na cidade. A prática de se multar os sujões já é uma realidade em grandes cidades como o Rio de Janeiro.

Energia a partir do lixo

» Já existem usinas espalhadas pelo planeta capazes de produzir energia elétrica a partir do gás resultante da queima do lixo. São Paulo foi a primeira cidade brasileira a adotar o sistema. A Universidade Federal do Rio de Janeiro já desenvolveu um protótipo 100% nacional ao custo de R$ 50 milhões. Além de ser uma forma de acabar com os aterros sanitários, que sempre causam riscos a lençóis freáticos e rios, é uma forma de energia alternativa.

Natureza no vermelho

» Em menos de oito meses, a população do planeta consumiu recursos naturais que demoram um ano para serem renovados. Isso significa que desde 20 de agosto de 2013, o Dia da Sobrecarga da Terra, o mundo "entrou no vermelho", segundo um estudo da Rede Global da Pegada Ecológica.

Reciclagem

» Apenas 64% das cidades brasileira reciclam seu lixo?

O que foi a Rio+20?

» Uma grande conferência em junho de 2012 na cidade do Rio de Janeiro. Nesta conferência diplomatas e chefes de Estado de 193 países negociaram um acordo para definir a forma com que nosso planeta vai se desenvolver nas próximas décadas. Eles discutiram principalmente a forma correta de crescer sem destruir nosso querido planeta. E o destino que a gente dá para nosso lixo também terá papel muito importante para a preservação do nosso planeta.